O laboratório clínico tem papel importante no diagnóstico complementar da HIT (trombocitopenia induzida por heparina) em associação aos achados clínicos. O diagnóstico imediato e a mudança para um anticoagulante alternativo são pilares fundamentais para evitar complicações graves ao paciente.

Para esclarecer o que é HIT, vamos entender sua definição. A trombocitopenia induzida por heparina (HIT) é uma reação adversa imunológica do organismo em resposta à terapia com heparina, podendo causar trombose. Mas porque isso acontece apesar da administração de um anticoagulante?

Nessa reação, ocorre a ativação das plaquetas mediada por anticorpos que reconhecem o fator 4 plaquetário (PF4)/complexo-heparina e consequentemente há geração de trombina que podem resultar em trombose.

Clinicamente, a probabilidade da HIT pode ser estimada utilizando o modelo de score 4T, onde a probabilidade baixa pode indicar que o paciente não necessita de testes laboratoriais adicionais e uma probabilidade intermediária ou positiva demonstra a necessidade de testes adicionais para confirmação. No entanto, o diagnóstico de HIT pode ser problemático.

Por isso, a necessidade de um teste rápido, confiável e com alto VPN (valor preditivo negativo) podem contribuir com o diagnóstico, ajudando a reduzir custos e o risco individual do paciente.

A Stago oferece o STIC Expert HIT, um teste rápido que possui controle positivo, que demonstrou sensibilidade de 95% e VPN 95%1, alta especificidade devido à IgG específica que pode ser utilizado na triagem de pacientes com suspeita de HIT.

Sempre pensando em uma solução completa, a Stago também oferece um teste qualitativo confirmatório por ELISA, para ser utilizado em combinação com os testes funcionais, o Asserachrom HPIA-IgG que apresentou 100% de sensibilidade e VPN de acordo com os estudos realizados.1

Sobre a Stago

Fundada em 1945 como laboratório farmacêutico, a Stago atua hoje na indústria de diagnóstico in vitro, fornecendo soluções completas para hemostasia e produtos para pesquisa. A empresa oferece os meios e as ferramentas para que laboratórios, médicos e pesquisadores possam diagnosticar e compreender os motivos da trombose e dos diversos distúrbios de coagulação.

Atualmente, conta com mais de 2 mil funcionários em todo o mundo e seus produtos estão disponíveis em mais de 110 países. Sua sede global, assim como as atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D), manufatura e logística estão localizadas em Paris, na França.

No Brasil conta com uma equipe exclusiva de suporte ao cliente, preparada para atender as necessidades no mercado e com uma busca constante de Gerar Satisfação e Conhecimento.

Mais informações:
(11) 4410-4600
[email protected]

Referências:

1. Evaluation of a new nanoparticle-based lateral-flow immunoassay for the exclusion of heparin-induced thrombocytopenia (HIT), Ulrich J. Sachs; Jakob von Hesberg; Sentot Santoso; Gregor Bein; Tamam Bakchoul. Institute for Clinical Immunology and Transfusion Medicine, Justus Liebig University, Giessen, Germany, 2011.

2. A rapid test (STic Expert) for the diagnosis of heparin-induced thrombocytopenia. John Wiley & Sons Ltd. British Journal of Haematology, 2015.

Tags:

HIT (trombocitopenia induzida por heparina), Stago, trombose

Compartilhe: