Parceria oferece garantia de qualidade, mais interação e troca de conhecimento

Controles de Qualidade Externo e Interno da Controllab disponíveis para os sistemas de Uroanálise da Biocon

Dentro da proposta de oferecer ferramentas para a melhoria constante dos resultados laboratoriais e dos produtos para diagnóstico in vitro, a Controllab dispõe a fornecedores de reagentes e equipamentos a participação no Programa Fornecedor Colaborador. É uma parceria que proporciona aos fornecedores e seus laboratórios clientes, mais interação e troca de informações.

No programa, o fornecedor disponibiliza seus produtos – reagente, equipamento, material de consumo – para que a Controllab realize a sequência de análises repetidas para valoração do controle interno. Ou seja, os valores de referência para o material do fornecedor passam a fazer parte da bula dos programas de controle interno da Controllab, sem depender de uma formação mínima de resultados dos laboratórios que utilizam o sistema deste fornecedor.

A Biocon, que participa do programa, disponibilizou o seu sistema de uroanálise para valoração no controle de qualidade da Controllab.  No CI ONLINE, Programa de Controle Interno da Controllab, o laboratório compara seus resultados em tempo real com outros laboratórios que utilizam o analisador Biocon Reader 300 e as tiras Biocon 10 e Biocon 11 na rotina.

No CI ONLINE, o laboratório compara resultados em tempo real com outros laboratórios que utilizam o analisador Biocon Reader 300 e as tiras Biocon 10 e Biocon 11 na rotina

A Controllab também verifica, com o sistema analítico do Fornecedor Colaborador (kit, reagente, método e/ou equipamento) os materiais de Ensaio de Proficiência (EP), também conhecido como controle externo da qualidade, programa que permite a comparação interlaboratorial. Ao participar do EP da Controllab, o laboratório que seja cliente da Biocon verifica periodicamente a exatidão dos resultados para os exames realizados com o sistema analítico de urinálise desse fornecedor, avaliando seu desempenho frente aos resultados esperados nas amostras controles.

Os controles de qualidade externo e interno permitem monitorar os processos frente às diferentes variáveis que podem interferir na rotina analítica: procedimentos mal escritos; interface humana/equipamento inadequada, variação entre lotes/remessas, entre outros. São esses controles que promovem a confiabilidade nos resultados dos exames.

“É importante ressaltar que essa parceria é contínua”, destaca Jessica Gomes, supervisora de Serviços da Controllab. “A cada novo material de controle produzido pela Controllab, seja para uso no controle externo ou no controle interno, serão realizadas as análises e valorações no sistema do fornecedor ”. O que permite ainda mais integração entre o fornecedor, o laboratório cliente e a Controllab porque a dinâmica do programa favorece a troca de informações.

No Ensaio de Proficiência da Controllab, o laboratório verifica periodicamente a exatidão dos resultados para o sistema analítico de Uroanálise da Biocon

Além disso, o sistema do fornecedor que participa do programa tem um suporte de qualidade porque o seu material é avaliado pela Controllab e testado, em alguns casos, antecipadamente ao envio das amostras, proporcionando oportunidades de discussão prévia ao envio dos controles para os laboratórios. “Um laboratório procura essa verificação de qualidade ao escolher um kit, por exemplo.  Como o fornecedor colaborador também é usuário dos programas de controle interno e externo da Controllab, ele ter esse suporte é mais uma garantia do compromisso dele com a qualidade dos produtos oferecidos”, explica Jessica Gomes.

Os sistemas da Biocon integrantes do Programa de Fornecedor Colaborador são continuamente avaliados pela Controllab, que é Provedor de Ensaio de Proficiência com reconhecimentos ISO 9001, 17025, 17034 e 17043.

Informações sobre como participar dos Programas de Controle de Qualidade podem ser obtidas diretamente com a Controllab: [email protected] ou (21) 3891-9900.

Tags:

Biocon, CI ONLINE, Controllab, Programa de Controle Interno, Programa Fornecedor Colaborador

Compartilhe: