As análises frequentes, juntamente com o rápido envio dos relatórios de  resultado, permitem que o laboratório identifique a ocorrência de erros e a implementação de ações corretivas necessárias

Desde a sua criação em 1990, o RIQAS (Randox International Quality Assessment Scheme) se tornou um dos maiores programas mundiais de controle externo da qualidade (CEQ), com mais de 45.000 participantes em 133 países. Sua missão é auxiliar os laboratórios clínicos a atingirem a excelência na qualidade e prover o melhor suporte ao paciente.

Consolidação

Com mais de 360 analitos divididos em 33 programas de CEQ, o RIQAS pode reduzir significativamente o número de programas requeridos. A consolidação dos testes garante que os laboratórios clínicos gastem menos tempo e dinheiro nas análises. Com menos amostras a serem preparadas, menos relatórios a serem interpretados e menos kits a serem gastos, o efeito sobre a produtividade e na eficiência é notável.

Relatórios simples

Os relatórios do RIQAS são apresentados em uma simples página por analito para que a performance seja rapidamente analisada. Apesar de simples, o relatório fornece informações bem detalhadas na forma de gráficos de Levey-Jennings, histogramas, % desvio, % desvio por concentração, e o exclusivo gráfico de pontuação ao alvo, fornecendo assim, uma representação visual da performance do laboratório sobre as últimas 20 amostras.

Os relatórios são entregues dentro de 24 a 72 horas após a data limite de submissão dos resultados, permitindo desta forma, que os laboratórios identifiquem imediatamente qualquer tendência, vieses, ou problemas de precisão, e consigam tomar ações corretivas imediatamente com mínima interrupção do laboratório.

Também disponível aos participantes, estão os relatórios de fim de ciclo, interlaboratoriais e multi-instrumentos. Os relatórios de fim de ciclos são fornecidos ao final de cada ciclo e resume todos os dados estatísticos do ciclo de forma simples, além de permitir também a comparação da performance com ciclos anteriores.

Os relatórios interlaboratoriais são ideais para grupos de laboratórios ou de uma rede, permitindo uma comparação da performance entre os laboratórios conectados. E por último, os relatórios multi-instrumentos permitem que os laboratórios comparem a performance de até cinco instrumentos do laboratório. Isto é extremamente importante porque é requisito necessário para a certificação ISO 15189: 2012, na qual: laboratórios com dois ou mais analisadores por exame devem possuir um mecanismo definido para a comparação de resultados entre analisadores.

Frequência

Relatórios frequentes permitem uma rápida identificação de erros sistemáticos e a implementação de ações corretivas com uma mínima interrupção do laboratório. O uso frequente do CEQ também reduzirá a repetição de testes caros, melhorando a qualidade dos resultados obtidos pelo laboratório. O RIQAS oferece opções de frequência bisemanais, mensais e quadrimestrais* (programa específico), todos montados para auxiliar na identificação rápida dos erros no laboratório.

Os relatórios quantitativos padrão do RIQAS estão disponíveis até 72 horas após a data limite de submissão. As análises frequentes, juntamente com o rápido envio dos relatórios de  resultado, permitem que o laboratório identifique a ocorrência de erros e a implementação de ações corretivas necessárias.

Flexibilidade

Com 33 programas de CEQ flexíveis, o RIQAS consegue cobrir todas as necessidades do laboratório. Para o programa selecionado, há a opção de reduzir o número de analitos, permitindo que os laboratórios selecionem apenas os testes que são utilizados. Além disso, há a opção de reduzir em programas selecionados, a frequência dos envios. O RIQAS  consegue assim, adaptar-se à necessidade do laboratório, qualquer que seja o tamanho e orçamento.

O RIQAS permite também, sem custo adicional, o registro de até cinco instrumentos por programa, ajudando a economizar dinheiro e permitindo uma melhor comparação de performance.

Material

Todas as amostras do RIQAS são produzidas com alto padrão de qualidade. A disponibilidade de amostras cobrindo níveis clinicamente relevantes permite a identificação de vieses relacionados à concentração e também ajuda na análise da performance do instrumento em todo o intervalo operacional. Projetado para ser comutável, as amostras do RIQAS são produzidas com material de origem humana e livres de preservantes interferentes. Isto confere às amostras do RIQAS resultados fidedignos em comparação a amostras de pacientes.

Lançamento e consulta de resultados

RIQAS.Net é uma plataforma em nuvem que permite a inserção dos resultados e também a visualização dos relatórios online. Os participantes enviam os resultados diretamente ao banco de dados do RIQAS, eliminando assim a necessidade de enviar os dados por fax ou email. Todos os relatórios podem ser ser consultados e baixados pelo RIQAS.net, e também enviados diretamente por email.

Para mais informações:
[email protected]

Tags:

controle externo da qualidade, Randox, RIQAS (Randox International Quality Assessment Scheme)

Compartilhe: