Os lançamentos completam o amplo portfólio para Covid-19 da empresa e podem ser utilizados na área de vigilância epidemiológica para identificação das variantes do SARS-CoV-2

Com o novo painel as instituições podem identificar novas variantes, detectar mutações de resistência combinadas a medicamentos antivirais e vacinas ou avaliar relações filogenéticas

O surgimento de novas variantes do vírus SARS-CoV-2 se tornou um novo desafio para a gestão da pandemia colocando em risco as estratégias de vacinação. Muitas questões surgiram sobre a possível influência dessas mutações no grau de infecciosidade do vírus e até mesmo na eficácia das vacinas.

Por isso, a Roche traz ao Brasil três soluções:

– KAPA SARS-CoV-2, um painel de sequenciamento de nova geração (NGS) de alta qualidade

– cobas® SARS-CoV-2 Variant Set 1, teste por qPCR compatível com a plataforma cobas® 6800/8800, que identifica e diferencia as mutações N501Y, E484K e 69-70 do vírus SARS-CoV-2, presentes nas variantes da África do Sul, Brasil e Reino Unido

– VirSNiP kits – ensaios por qPCR para detecção de mutações do SARS-CoV-2 por análise de curva de Melting. Esses ensaios, RUO, possibilitam a identificação das mutações A23063T, del H69_v7, D614G, Y453F, P681H, del501, A570D, K417N, V1176F, del69 70, 484K, 501Y, L45R.

Esses lançamentos complementam o amplo portfólio da companhia para Covid-19, que inclui soluções moleculares por PCR, sorológicas, testes rápidos de antígeno e anticorpos, além de marcadores complementares que auxiliam na melhor gestão dos pacientes.

KAPA SARS-CoV-2

Com o novo painel as instituições podem identificar novas variantes, detectar mutações de resistência combinadas a medicamentos antivirais e vacinas ou avaliar relações filogenéticas¹.

O novo painel traz diversos ganhos:

– Economia de tempo, com protocolo de preparo de biblioteca completo em um único dia (hibridização em 1h)¹

– Alta cobertura e uniformidade: 100% do genoma de referência (RefSeq) (NC_045512) e > 99,7% de outras 183 sequências genômicas que estão disponíveis publicamente (GenBank)¹

– Alta sensibilidade e especificidade

– Necessidade de baixa quantidade de amostras (a partir de 10 ng de RNA)¹

cobas® SARS-CoV-2 Variant Set 1

Também indicado para apoiar a vigilância epidemiológica de variantes, o teste cobas® SARS-CoV-2 Variant Set 1 é um ensaio multiplex, RUO, por RT-PCR em tempo real, que pode ser realizado nos sistemas cobas® 6800/8800, que são plataformas moleculares de alto rendimento da Roche. Indicado para uso em pesquisa, o teste faz a detecção qualitativa e diferenciação de mutações N501Y, E484K e 69-70 do vírus SARS-CoV-2, presentes nas variantes da África do Sul, Brasil e Reino Unido.

VirSNiP SARS-CoV-2

Diferentes ensaios disponíveis possibilitam a avaliação de mutações do SARS-CoV-2 por qPCR, possibilitando um resultado qualitativo e discriminando as mutações existentes, por análise de melting.

“Estamos muito orgulhosos por, mais uma vez, poder oferecer com agilidade uma solução de altíssima qualidade para apoiar os laboratórios e pesquisadores na identificação de variantes do vírus SARS-CoV-2″, afirma Karen Yamada, gerente de soluções moleculares da Roche. “Estamos acompanhando os desdobramentos da pandemia e dedicados a continuar colaborando e apoiando a sociedade na melhor gestão da saúde por meio da inovação”, complementa.

Além dos novos produtos, entre as soluções comercializadas no Brasil para Covid-19 estão: os kits de detecção LightMix® Modular* para pesquisadores e laboratórios, teste molecular cobas® SARS-CoV-2, o teste sorológico Elecsys® Anti-SARS-CoV-2, Elecsys® Anti-SARS-CoV-2 S (proteína Spike), Teste Rápido de Anticorpos SARS-CoV-2 e Teste Rápido de Antígenos SARS-CoV-2.

Para saber mais informações sobre como adquirir os testes da Roche clique aqui.

Referência:

1. Genomic sequencing of SARS-CoV-2: a guide to implementation for maximum impact on public health. 8 Jan 2021 COVID-19: Laboratory and diagnosis. World Health Organization.

*LightMix Modular, KAPA SARS-CoV-2 e cobas® SARS-CoV-2 Variant Set 1 são soluções para pesquisa, não indicado para diagnóstico in vitro.

Todos os reagentes e instrumentos comercializados no Brasil estão devidamente registrados, para obter a relação dos números de registro ligue para 0800 77 20 295.

Tags:

Roche, SARS-CoV-2

Compartilhe: