A instalação de um ambiente controlado deve estar equipada com cabines de fluxo unidirecional com filtragem absoluta e renovação constante do ar circulante.

Implantar o ambiente controlado na indústria cosmética proporciona mais segurança e vantagens

Elaborar um projeto e instalação de salas limpas para as indústrias de cosméticos é extremamente importante. Afinal, quando o assunto são produtos desenvolvidos para o uso pessoal, é necessário tomar vários cuidados para que eles não prejudiquem, em nenhum aspecto, a saúde do consumidor. Portanto, existe alta preocupação com contaminações e controles de qualidades.

Outro ponto de extrema importância e que deve ser levado em consideração no projeto, diz respeito aos cuidados com a saúde que o profissional responsável por manipular os elementos deve adotar. Afinal, ficar exposto a odores extremamente fortes, voláteis e agressivos, pode causar consequências negativas ao seu bem-estar.

Fato que torna a utilização de uma sala limpa ainda mais importante. Existem algumas recomendações para cenários como esse. Segundo especialistas, a instalação de um ambiente controlado para a indústria cosmética deve estar equipada com cabines de fluxo unidirecional com filtragem absoluta e renovação constante do ar circulante.

Implantar o ambiente controlado na indústria cosmética proporciona, portanto, mais segurança e vantagens como: evita o acúmulo de pó no ambiente; permite que a renovação do ar ambiente seja permanente; os sistemas de exaustão e insuflamento de ar, compostos por filtros, auxiliam para a limpeza do local. Ter um projeto de sala limpa em processos produtivos garante mais segurança e integridade aos produtos manipulados.

A utilização dos ambientes controlados na indústria cosmética é recomendada, por exemplo, para a produção de pomadas. Afinal, se o ambiente não se mantiver em uma temperatura constante, o produto pode perder a consistência. Quando quente demais, pode se liquefazer, e quando frio demais, pode acabar endurecendo e perdendo suas características.

Então, a utilização de uma sala limpa para esse setor da indústria torna-se fundamental não só para a integridade do profissional atuante no ambiente controlado, mas também para a preservação da qualidade do produto.

Tags:

contaminações, controles de qualidades, salas limpas

Compartilhe: