Laboratório conquista certificado de eficiência de gestão e acurácia dos diagnósticos e está entre os 10 centros de atendimentos que possuem esta acreditação internacional de qualidade no Brasil

Para conquistar o selo de acreditação CAP, o laboratório participa de um programa internacional de avaliação de proficiência para cada um dos exames oferecidos

O Laboratório Santa Luzia, integrado à Dasa – líder brasileira em medicina diagnóstica e maior empresa da América Latina –, acaba de receber o certificado internacional do Colégio Americano de Patologia (CAP). A acreditação atesta a conformidade dos processos laboratoriais, avaliados pelos padrões mundialmente reconhecidos, o que garante a qualidade dos resultados de exames. O Santa Luzia está entre os 10 centros de atendimento brasileiros que possuem a certificação e é o único laboratório clínico do Estado de Santa Catarina.

Para conquistar o selo de acreditação CAP, o laboratório participa de um programa internacional de avaliação de proficiência para cada um dos exames oferecidos, além de ser periodicamente auditado por médicos patologistas, em geral não brasileiros. A auditoria tem um foco educativo e avalia a qualidade dos processos técnicos, gestão de documentos e registros, equipamentos e insumos, gestão da qualidade e de pessoas, sistema de informações laboratoriais e segurança do paciente.

Segundo a diretora médica do Laboratório Santa Luzia, Annelise Correa Wengerkievicz Lopes, a acreditação contribui muito para o atendimento ao paciente no dia a dia. “Além de comprovar a qualidade das análises, o certificado mostra a eficiência de gestão que conquistamos em todos os setores. O esforço é diário para que o atendimento ao paciente seja eficaz e padronizado”, diz.

Com este certificado, o Laboratório Santa Luzia é acreditado pela décima vez. Em 1999, foi o primeiro laboratório do Brasil a conquistar, simultaneamente, três dos principais selos de qualidade, entre eles o selo da CAP.

Tags:

Colégio Americano de Patologia (CAP), Laboratório Santa Luzia

Compartilhe: