A nova regulamentação do Programa de Acreditação da Laboratórios Clínicos entrará em vigor em 2021

Atualmente, 180 laboratórios clínicos de 21 estados e do Distrito Federal possuem acreditação no programa

O Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC) foi criado em 1998 pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML). Reconhecido por instituições e entidades nacionais e estrangeiras, como a International Society for Quality in Health Care Ltd, visa propor melhorias na qualidade dos serviços prestados pelos laboratórios por meio da educação continuada e do atendimento aos requisitos da Norma PALC.

Diante de várias mudanças ocorridas nos últimos anos, a SBPC/ML anunciou recentemente, durante a XI Reunião Anual dos Auditores Externos PALC, o lançamento da nova Versão da Norma PALC (2021). “Atualmente, 180 laboratórios clínicos de 21 estados e do Distrito Federal possuem acreditação no programa. Estima-se que, no ano passado, eles tenham realizado cerca de 1,7 bilhões de exames no Brasil. Essa atualização trará melhorias significativas para todo o sistema que possui acreditação no programa”, explica o Dr. Guilherme Ferreira de Oliveira, diretor de Acreditação e Qualidade da entidade.

De acordo com a Dra. Carla Doerzapff Chaves, Gestora Técnica e Auditora do PALC, a Norma PALC atualizada entrará em vigor em 2021, ocorrendo um período de transição com a Norma 2016. O Regulamento de Revisão e Transição da Norma PALC, REG-PALC-004 Rev05, já está disponível no site da SBPC/ML, e descreve claramente de que maneira o PALC fará essa transição. Assista à cerimônia de lançamento no canal da SBPC/ML no Youtube  e acesse o documento na íntegra na Biblioteca Digital da entidade, por meio deste link.

Tags:

Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC), Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML)

Compartilhe: