O presidente da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML), Fabio Brazão, participou no dia 02 de junho, da Cerimônia de Lançamento do “Telessaúde Brasil”, nova estratégia de tecnologia de comunicação na Saúde, que ocorreu em Brasília com a presença do Ministro de Estado da Saúde, Marcelo Queiroga.

O Projeto de Lei 1998/20 que viabiliza a prática da telessaúde em todo o território nacional, abrangendo todas as profissões da área de saúde regulamentadas já estava em trâmite no Senado, mas foi durante a pandemia que ficou evidenciado a relevância do atendimento à distância.

“A modalidade de prestação de serviços de saúde a distância por meio da utilização das tecnologias da informação e da comunicação é fundamental para o telediagnóstico, vemos esta inciativa do Ministro da Saúde com muito entusiasmo”, comenta Dr. Fábio Brazão, presidente da SBPC/ML.

A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) é uma Sociedade de Especialidade Médica, fundada em 1944 e que atua na área de laboratórios clínicos. Com sede na cidade do Rio de Janeiro, tem como finalidade reunir médicos com Título de Especialista em Patologia Clínica/Medicina Laboratorial e profissionais de outras especialidades como farmacêutico-bioquímicos, biomédicos, biólogos e outros profissionais de laboratórios clínicos, além de empresas do setor. A especialidade médica responde por apoio a 70% das decisões clínicas do país, influenciando desfechos e resultados econômicos da assistência à saúde.

A SBPC/ML é responsável pelo PALC – Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos, que avalia laboratórios através de auditorias e determina se as práticas adotadas atendem requisitos pré-determinados para este tipo de serviço. O selo PALC garante a qualidade dos serviços prestados e a confiabilidade dos resultados dos exames.

A SBPC/ML dispõe de projetos de habilitação e qualificação profissional de acordo com a legislação em vigor, através de atividades voltadas para ensino, pesquisa e divulgação científica em Medicina Laboratorial, tendo como meta principal a saúde da população. Para alcançar esses objetivos a SBPC/ML realiza cursos, jornadas, congressos, eventos relacionados e publicações científicas.

Tags:

“Telessaúde Brasil”, Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML)

Compartilhe: