Acreditando na importância do capital intelectual e de um time altamente especializado, a empresa promoveu a iniciativa que visa impactar positivamente clientes através de suas soluções

O curso foi realizado pela Academia Shift entre março e maio deste ano e visa capacitar profissionais que atuam no segmento de medicina laboratorial nos requisitos da versão atual da Norma PALC, mantida pela SBPC/ML e tem mais de 30 anos de existência

A Shift, empresa especializada em Tecnologia da Informação (TI) para medicina diagnóstica e preventiva, acreditando na importância do capital intelectual de um time altamente especializado, combinados ao uso tecnologia para suportar laboratórios que buscam por acreditação, treinou e certificou 44 colaboradores como Auditores Internos PALC – Programa de Acreditação de Laboratório Clínicos. O curso foi realizado pela Academia Shift entre março e maio deste ano e visa capacitar profissionais que atuam no segmento de medicina laboratorial nos requisitos da versão atual da Norma PALC, mantida pela SBPC/ML – Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial e tem mais de 30 anos de existência.

A certificação reforça o compromisso da Shift em impactar positivamente centros de medicina diagnóstica através de soluções que ajudam a garantir atendimentos seguros e de qualidade aos seus pacientes. “Esse curso permite ampliar a visão dos nossos colaboradores sobre a norma PALC e também a sua evolução, ajudando a garantir a segurança do paciente e a adequação a novas tecnologias e procedimentos e, desta forma, oferecer um atendimento e um serviço ainda mais diferenciado aos nossos clientes”, enfatiza Luciana Bozzi, gerente de DHO da Shift.

Conduzida por colaboradores da Shift e também pelos auditores externos PALC, Bruna Macedo e Régis Murilo, a iniciativa abordou os temas da versão 2021 da Norma, contemplando requisitos de Segurança do Paciente e Gestão de Riscos, Governança Clínica, requisitos das etapas pré-analítica, analítica e pós analítica. Além dos requisitos específicos para o SIL (Sistema de Informática Laboratorial), ponto em que requisitos normativos tem relação direta com os produtos Shift.

A capacitação foi destinada tanto para colaboradores que atuam na implantação dos sistemas e na assessoria e suporte, no dia a dia, como para os da área de outsourcing, alocados no cliente.

Segundo Regis Murilo, o curso consiste em uma oportunidade de compartilhamento de experiências e boas práticas de mercado e associar os requisitos normativos aos produtos Shift. Os novos auditores internos estão alinhados aos requisitos da versão 2021 da Norma PALC. A ideia é que eles apliquem o conhecimento adquirido ao longo da capacitação às atividades e atendimentos realizados aos mais de 180 clientes, entre laboratórios e centros de medicina diagnóstica, 39% deles certificados no PALC, sendo que esse número aumenta para 60% quando considerados os laboratórios com maior faturamento anual.

“Com essa bagagem de conhecimento, nossos colaboradores têm um entendimento mais profundo e claro da norma e, por exemplo,  quando o cliente sinaliza alguma necessidade, ele consegue atender aquele requisito de uma maneira mais segura, mais rápida e mais assertiva. Além de saber explicar os porquês e como cada requisito da norma deve ser endereçado, durante diversas situações como auditorias ou mesmo a implantação”, ressalta Murilo.

O PALC – Programa de Acreditação de Laboratório Clínicos é, desde 2016,  certificado pela The International Society for Quality in Healthcare (ISQua). São 180 laboratórios acreditados pelo PALC-SBPC/ML, distribuídos por todas as regiões do país e realizam cerca de 40% do total de análises clínicas processadas no Brasil. Nesse grupo de laboratórios estão incluídos laboratórios públicos e privados de pequeno porte, que realizam por mês menos de 20 mil exames e as maiores redes laboratoriais do país.

Tags:

Auditores Internos PALC - Programa de Acreditação de Laboratório Clínicos, Shift

Compartilhe: