Solução resulta em ganho de agilidade e eficiência para tradicional laboratório de Mogi das Cruzes

O módulo Controller, da Shift, gerencia toda a parte administrativa do laboratório

Em medicina laboratorial, investir em gestão administrativa é tão importante quanto qualificar o corpo clínico e acompanhar as evoluções tecnológicas. Gerenciar custos, estoques, fornecedores, compras, novos contratos, entre outros aspectos ligados a movimentações financeiras, não só fornece total clareza quanto a dados gerados pelo negócio, como, estrategicamente, ajuda a identificar os setores do laboratório que demandam mais atenção.

O Sancet Laboratório Médico, de Mogi das Cruzes, no estado de São Paulo, um dos mais tradicionais da região, com 38 anos de atuação na área de patologia clínica e 13 unidades em operação, já começa a apresentar uma melhor performance em seus processos internos depois de investir em um software específico para este tipo de gerenciamento.

A solução em questão é o módulo Controller, da Shift, empresa especializada em tecnologia da informação para a área de medicina diagnóstica e laboratorial. Dispensando integração e modularizado ao Shift LIS – software de informação laboratorial mais completo da companhia – o Controller gerencia toda a parte administrativa do laboratório, visando uma maior eficiência e a otimização da comunicação entre o faturamento e a área financeira da empresa, por exemplo, entre outros benefícios.

Segundo a Dra. Marina Campos, diretora e sócio-proprietária do Sancet ao lado do Dr. Joji Kimura, o uso do Controller tem ajudado o laboratório a profissionalizar sua gestão administrativa. “Antes nosso método de trabalho era muito ‘caseiro’. Controlávamos tudo em planilhas de Excel e programas criados aqui mesmo no laboratório, o que dificultava muito o controle e, principalmente, a agilidade nesses processos.”

Marina conta que, apesar de recente, a chegada do Controller trouxe já uma melhora significativa nas atividades da empresa. “Ainda estamos nos acostumando com o programa e começando a usar todas as ferramentas que ele nos oferece. Mas temos sentido uma evolução muito grande, do amadorismo de antes para o profissionalismo após a utilização do programa”, diz a biomédica. “O Controller nos trouxe mais segurança, agilidade e confiança nas nossas atividades”, completa.

“A saúde financeira de um laboratório é tão importante quanto processos de qualidade, pois seu correto controle traz segurança para a empresa crescer e aprimorar seu atendimento”, argumenta o consultor da Shift Rafael Trevizam, responsável pela implantação do Controller na Sancet.

“Hoje sabemos que apenas aquilo que é medido e analisado pode ser melhorado. Portanto, quanto mais dados sobre o gerenciamento financeiro do laboratório, melhor será nossa forma de administrá-lo e de tomar as decisões corretas”, acrescenta Marina.

Tags:

Controller, gestão administrativa, Sancet Laboratório Médico, Shift

Compartilhe: