O tema central do evento foram os distúrbios do eixo hipotálamo-hipofisário, fundamentais para o controle das funções endócrinas

A Siemens Healthineers foi uma das apoiadoras do Simpósio de Diagnóstico em Endocrinologia e Metabologia, organizado pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML), Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) e pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) no dia 23 de fevereiro, em São Paulo. O encontro contou com profissionais da área da saúde de várias regiões do país, como os médicos Dra. Lilian Mello Soares, do laboratório Hermes Pardini, de Minas Gerais, e Dr. Marcelo Cidade Batista, do Hospital Israelita Albert Einstein.

O tema central do evento foram os distúrbios do eixo hipotálamo-hipofisário, fundamentais para o controle das funções endócrinas. No primeiro painel, a Dra. Suemi Marui, chefe da Unidade de Tireoide da Disciplina de Endocrinologia e Metabologia do Hospital das Clínicas-FMUSP, falou sobre as disfunções e carcinomas da tireoide, com uma discussão sobre os aspectos laboratoriais. Ela abordou também os interferentes analíticos (biotina e anticorpos heterofílicos) e novos biomarcadores, com destaque para o TSI como potente marcador para doença de Graves.

Ao longo do evento, várias apresentações abordaram temas como as desordens do metabolismo ósseo, da glândula suprarrenal, trazendo à tona o tema da Síndrome de Cushing, Feocromocitoma e Carcinoma de Adrenal, com um intenso debate sobre a aplicação de espectrometria de massas e as dosagens de esteroides e catecolaminas. Diversos casos clínicos foram discutidos, mostrando a importância da multidisciplinaridade no diagnóstico de disfunções da suprarrenal.

A última mesa redonda entre profissionais abordou os aspectos clínicos da hipófise com apresentações sobre os tumores hipofisários e o hipopituitarismo. Foram discutidos temas como a avaliação laboratorial do eixo somatotrófico, a fisiopatologia e o diagnóstico de macroprolactinemia, finalizando com apresentação de imagens da hipófise – radiografia simples, tomografia computadorizada e ressonância magnética – e discussões de casos clínicos.

Segundo o presidente da SBPC/ML, Dr. Wilson Schcolnik, “o evento foi importante por reunir mais de 100 profissionais de saúde, dando oportunidade para a troca de experiências entre patologistas clínicos, endocrinologistas e radiologistas, em uma iniciativa inédita, resultante da união de três sociedades de especialidades médicas  – a SBPC/ML, a SBEM e pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR)”.

Para Gisela Bozzo, gerente da área de marketing científico da Siemens Healthineers, eventos como este reforçam a proposta da companhia de promover a educação clínica entre os profissionais da área de saúde e ajudá-los a transformar a entrega de cuidados em um cenário de transformações.

Tags:

SBPC/ML, Siemens Healthineers, Simpósio de Diagnóstico em Endocrinologia e Metabologia

Compartilhe: