O rápido diagnóstico de problemas presentes na tireoide é extremamente importante para evitar complicações no estado de saúde do paciente

No próximo dia 25 de maio será o Dia Internacional da Tireoide, data estabelecida por sociedades médicas internacionais com o objetivo de levar conscientização para pacientes e profissionais da saúde sobre a importância do diagnóstico precoce e o tratamento adequado de patologias que atingem essa glândula.

Já está disponível no site da Siemens Healthineers, o webinar apresentado pela médica Suemi Marui, Chefe da Unidade de Tireoide da Disciplina de Endocrinologia da USP, com informações atualizadas sobre os ensaios para diagnóstico das doenças da tireoide, incluindo o ensaio TSI específico para a Doença de Graves – o tipo mais comum de hipertireoidismo.

Mau humor, infertilidade e ganho ou perda excessiva de peso são alguns dos sintomas mais comuns quando a tireoide está com alguma disfunção e, mesmo em estágio inicial, pode causar sérias complicações para o corpo. Estima-se que 8% dos brasileiros sofrem com o hipotireoidismo; 1,2% tem hipertireoidismo – e mais da metade de todos esses pacientes desconhece que possuem alguma disfunção tireoidiana. O que muita gente não sabe é que um simples exame de sangue é capaz de detectar essas mudanças no órgão.

“O rápido diagnóstico de problemas presentes na tireoide é extremamente importante para evitar complicações no estado de saúde do paciente. O portfólio da Siemens Healthineers inclui um ensaio sensível e pioneiro de TSH de 3ª geração, testes da função tireoidiana e de anticorpos tireoidianos, e o TSI – marcador poderoso para o diagnóstico diferencial da Doença de Graves”, explica Hélida Silva, gerente da área de marketing clínico da Siemens Healthineers.

Mas, para que existe a tireoide?

A tireoide é uma glândula que produz os hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina) e também tem a função reguladora de órgãos como o coração, o cérebro, o fígado e os rins. O seu mau funcionamento pode interferir no desenvolvimento e crescimento de crianças e adolescentes, na fertilidade, no peso, memória, concentração e humor, portanto, é fundamental que esteja em seu perfeito estado para a saúde e bem-estar.

Tags:

Dia Internacional da Tireoide, diagnóstico precoce, hipertireoidismo, hipotireoidismo, Siemens Healthineers, webinar

Compartilhe: