Complementando seu portfólio de ensaios para a Covid-19, a empresa lança o teste de Anticorpo SARS-CoV-2 IgG sCOVG, disponível nas plataformas Atellica IM, ADVIA Centaur® CP, XP e XPT que apresenta excelente correlação com ensaio padrão-ouro de neutralização

O ensaio poderá ser utilizado para avaliar a imunogenicidade dos anticorpos neutralizantes em resposta à administração das vacinas, sendo fundamental para informar a proteção mediada pelos anticorpos neutralizantes

ADVIA Centaur® CP, XP e XPT apresenta excelente correlação com ensaio padrão ouro de neutralização. A Siemens Healthineers desde o início da pandemia optou por trabalhar com antígeno S1RBD em seus ensaios sorológicos, garantindo excelentes sensibilidade e especificidade.

A seleção inteligente do antígeno utilizado no novo ensaio sCOVG, que detecta anticorpos dirigidos a proteína Spike na subunidade S1 do domínio de ligação ao receptor (RBD), o torna apto a detectar os anticorpos neutralizantes, que se desenvolvem em resposta à infecção natural ou à vacinação e que são essenciais na luta contra a Covid-19, uma vez que são os anticorpos capazes de impedir a entrada do vírus nas células8,9,10,11.

Desta forma o ensaio poderá ser utilizado para avaliar a imunogenicidade dos anticorpos neutralizantes em resposta à administração das vacinas, sendo fundamental para informar a proteção mediada pelos anticorpos neutralizantes. O teste sorológico quantitativo  fornecerá uma resposta se os níveis de anticorpos são suficientes para a neutralização do vírus ao longo do tempo e seu período de permanência circulantes. Além do monitoramento da resposta humoral às infecções pregressas e vacinas, o ensaio também pode ser utilizado para qualificar os doadores de plasma convalescente no tratamento da Covid-19, mediante recente aprovação do FDA6.

O ensaio sCOVG foi avaliado em relação ao teste de neutralização viral por redução em placa (PRNT), metodologia padrão ouro. As diretrizes, já existentes, da Organização Mundial da Saúde (OMS), Food & Drug Association (FDA) e Joint Research Center (JRC) recomendam que os testes sorológicos podem substituir o teste de neutralização desde que a correlação adequada seja demonstrada2,3,4.

A recomendação é que os ensaios sorológicos sejam comparados a um ensaio de PRNT e obtenham uma ótima correlação, sendo esse um ponto crucial na escolha do ensaio a ser utilizado, considerando que é o que determina sua real capacidade de detecção de anticorpos neutralizantes. A Siemens Healthineers trabalhou neste sentido, correlacionando o ensaio sCOVG com o padrão ouro PRNT, obtendo excelentes resultados, o que nos permite afirmar que o ensaio é capaz de detectar anticorpos neutralizantes1,5.

A OMS lançou o primeiro padrão de referência internacional 20/136 para imunoglobulinas anti-SARS-COV-2 e foi testado com os ensaios Siemens sCOVG e também com o ensaio de detecção de anticorpos totais COV2T. Ambos os ensaios mostraram excelente correlação com o padrão.

A Siemens Healthineers se destacou como fornecedora de testes de qualidade para ajudar no combate à pandemia de Covid-19. Além dos testes de anticorpos IgG neutralizantes quantitativos, anticorpos totais, antígenos e SARS-CoV-2 moleculares, a Siemens Healthineers oferece um amplo portfólio de diagnósticos para auxiliar no prognóstico, tratamento e acompanhamento de pacientes com Covid-19. O menu amplo e diferenciado da empresa inclui painéis de hematologia, coagulação, cardíaco, respiratório, inflamação e doenças infecciosas. Além de soluções em gasometria e imagem, oferecendo resultados que auxiliam os profissionais de saúde no manejo dos pacientes com COVID-197.

Referências:

1. SARS-CoV-2_IgG_sCOVG_OUS_Instrução de Uso_Rev_01.
2. https://www.fda.gov/media/136798/download. Accessed 3-Jun-20 and 18-Nov-20.
3. https://ec.europa.eu/health/sites/health/files/blood_tissues_organs/docs/guidance_plasma_
covid19_en.pdf. Accessed 3-Jun-20 and 18-Nov-20.
4. https://www.who.int/biologicals/expert_committee/Clinical_changes_IK_final.pdf.
5. https://www.medrxiv.org/content/10.1101/2021.02.17.21251907v1.
6. https://www.fda.gov/media/141477/download.
7. https://www.nibsc.org/documents/ifu/20-136.pdf.
8. https://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMoa2028436.
9. https://www.nature.com/articles/s41467-020-17317-y.
10. https://www.eurekalert.org/multimedia/pub/238054.php.
11. https://doi.org/10.1016/j.cell.2020.06.044.

Tags:

covid-19, ensaio sCOVG, Siemens Healthineers

Compartilhe: