O prêmio, no valor de três mil reais, será concedido ao primeiro autor do melhor trabalho da área de Microbiologia Clínica, que tenha como foco o diagnóstico microbiológico, seja detecção de patógenos ou resistência a antimicrobianos

Sociedade Brasileira de Microbiologia (SBM), em parceria com um dos patrocinadores do 31º Congresso Brasileiro de Microbiologia (CBM), criaram o Prêmio Dra. Ângela von Nowakonski, em homenagem a médica patologista e microbiologista clínica que atuou no Hospital de Clínicas (HC) e na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp por muitos anos e que faleceu no ano passado, aos 67 anos, vítima da Covid-19.

Médica formada na X Turma de Medicina da FCM, com residência em Patologia Clínica pela USP, residência em Microbiologia Clínica pela Universidade de Toronto e mestrado em Patologia Clínica pela Unicamp, Angela von Nowakonski foi chefe do setor de Microbiologia Clínica da Divisão de Patologia Clínica do HC da Unicamp de 1987 até a sua aposentadoria, em julho de 2015.

“A doutora Ângela foi médica microbiologista, contratada pelo HC para atuar no laboratório de microbiologia do LPC durante muitos anos, até se aposentar. Ensinou microbiologia para uma geração de médicos, incluindo eu mesmo”, diz Plínio Trabasso, médico infectologista e Coordenador de Assistência do HC Unicamp.

Sobre o Prêmio Dra. Ângela von Nowakonski

O prêmio, no valor de três mil reais, será concedido ao primeiro autor do melhor trabalho da área de Microbiologia Clínica, que tenha como foco o diagnóstico microbiológico, seja detecção de patógenos ou resistência a antimicrobianos. Todos os resumos da área em questão concorrerão automaticamente ao prêmio.

A SBM solicitará aos autores dos trabalhos pré-selecionados o envio do trabalho completo para a análise. A Comissão Julgadora será composta por três profissionais da área de Microbiologia Clínica designados pela Diretoria da SBM. A premiação ocorrerá durante a cerimônia de encerramento do 31º CBM, no dia 24 de outubro de 2021.

Tags:

Prêmio Dra. Ângela von Nowakonski, Sociedade Brasileira de Microbiologia (SBM)

Compartilhe: