Wama Diagnóstica lança novo teste que detecta separadamente anticorpos anti-HIV 1 e anti-HIV 2 em amostras de sangue total, soro e plasma humano.

A Wama Diagnóstica, empresa líder nas áreas de pesquisa, desenvolvimento e produção de testes rápidos, lança mais um produto que auxiliará no diagnóstico da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS), doença infecciosa transmitida pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV): o kit Imuno-Rápido HIV Triline. O teste, que utiliza a metodologia imunocromatográfica, faz a detecção qualitativa diferencial de anticorpos anti-HIV 1 e anti-HIV 2 através da imobilização de proteínas recombinantes dos dois tipos virais em linhas teste separadas. Dessa forma, o kit é capaz de identificar de forma rápida e precisa indivíduos acometidos pelo vírus HIV e determinar qual tipo viral é responsável pela infecção.

Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), estima-se que 36,7 milhões de pessoas estejam infectadas pelo vírus HIV ao redor do mundo. De acordo com dados do Ministério da Saúde, de 2007 a 2016, foram notificados 136.945 novos casos de infecção pelo HIV no Brasil.

Descrita pela primeira vez em 1981, a infecção com o HIV tornou-se uma epidemia global. As principais vias de transmissão da doença são relação sexual desprotegida, transmissão vertical, compartilhamento de seringas ou agulhas, transfusão sanguínea e uso de instrumentos perfurocortantes não esterilizados.

A infecção por HIV causa a destruição dos glóbulos brancos, debilitando o indivíduo e tornando-o vulnerável a diversas doenças oportunistas. Existem dois tipos de HIV, denominados HIV-1 e HIV-2, os quais podem infectar o indivíduo isoladamente ou o coinfectarem. O tipo 1 está presente no mundo todo, ao passo que o HIV-2 ocorre principalmente no oeste africano, porém com o aumento dos fluxos migratórios, hoje existem casos de infecção por esse tipo viral na Europa, Estados Unidos, Índia e em países que foram colônias portuguesas, como o Brasil.

Clinicamente, a progressão para a imunodeficiência ocorre de forma mais lenta na infecção pelo HIV-2 comparada à infecção pelo HIV-1. Além disso, o tipo 2 do vírus apresenta resistência a algumas classes de antirretrovirais utilizados no tratamento da AIDS, tais como inibidores não-nucleosídeos da transcriptase reversa e alguns inibidores de fusão.

Considerando a gravidade das infecções e coinfecções pelo HIV, a distinção entre os tipos virais faz-se necessária para que o médico possa selecionar o tratamento mais adequado para o paciente, melhorando sua qualidade de vida e aumentando sua sobrevida.

Com a qualidade de mais de 28 anos de experiência no diagnóstico laboratorial, a Wama Diagnóstica lança o kit Imuno-Rápido HIV Triline para detecção qualitativa diferencial de anticorpos anti-HIV 1 e anti-HIV 2 em sangue total, soro e plasma humano. Dessa forma, a Wama Diagnóstica oferece a seus clientes mais um kit altamente específico e sensível, garantido pelo rígido controle de qualidade ao qual seus produtos são submetidos, reafirmando assim sua posição de destaque no mercado, com crescente participação nos cenários nacional e internacional.

Tags:

kit Imuno-Rápido HIV Triline, testes rápidos, Wama Diagnóstica

Compartilhe: