Bolsista vai integrar grupo dedicado a estudar um sistema de secreção de proteínas usado pela bactéria Salmonella para interagir com as células hospedeiras

Uma Bolsa de Mestrado da Fapesp está disponível para o projeto “Função de sistemas de secreção do tipo VI de bactérias patogênicas na interação com células eucarióticas”, conduzido no Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP). As inscrições vão até 31 de janeiro de 2020.

O bolsista vai participar de pesquisa sobre o papel do sistema de secreção bacteriano do tipo 6 (T6SS) durante infecção por Salmonella. Os sistemas de secreção bacterianos são estruturas versáteis, que podem secretar proteínas e DNA para o meio extracelular ou dentro de células procarióticas e eucarióticas. Muitas bactérias patogênicas dependem desses mecanismos para modular a resposta de seus hospedeiros ou para se defender contra organismos competidores e predadores. O sistema T6SS está presente em diversos patógenos de animais e plantas.

O grupo de pesquisa do ICB-USP atua em duas frentes de pesquisa: “Caracterização do mecanismo molecular de proteínas secretadas por meio do T6SS com atividade contra células eucarióticas fagocíticas (macrófagos e amebas de vida livre)”; e “Caracterização do mecanismo molecular de proteínas secretadas por meio do T6SS com atividade antibacteriana”.

O bolsista receberá treinamento em várias técnicas de microbiologia, biologia celular, molecular e bioquímica.

Será dada preferência a candidatos que realizaram iniciação científica durante a graduação. Interessados devem enviar, por e-mail, link do currículo Lattes, histórico escolar, carta de interesse e contato de duas referências para a professora Ethel Bayer Santos ([email protected]).

Mais informações sobre a vaga aqui.

Os requisitos e benefícios das bolsas mestrado da Fapesp estão disponíveis aqui.

Compartilhe: